Connect with us

Mostra do fotógrafo Raymond Depardon fica até janeiro no CCBB RJ

fotógrafo

Fotografia

Mostra do fotógrafo Raymond Depardon fica até janeiro no CCBB RJ

COM ENTRADA GRATUITA, A EXPOSIÇÃO EXIBE 170 FOTOS INÉDITAS E DE FORMATOS VARIADOS DE SUAS VIAGENS, SENDO ALGUMAS DELAS TIRADAS NO BRASIL

Coberturas de guerras. Situações cotidianas. Tragédias humanitárias. São estes alguns dos temas das fotografias do consagrado francês Raymond Depardon, de 75 anos, que serão expostas na mostra ‘Un moment si doux’, no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro até 22 de janeiro de 2018.

VIETNAM. Van-Tao. 1972.

SCOTLAND. Glasgow. 1980.

A exposição traz 170 imagens em cores e dimensões variadas entre paisagens, autorretratos e personagens de diferentes países da Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil, que, pela primeira vez, tem seus registros expostos em um projeto do artista. O evento tem realização do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da EDF Norte Fluminense e da Embaixada do França no Brasil. A produção é da Bonfilm.

Produzidas entre 1950 e 2013, sendo a maior parte inédita, as imagens estiveram expostas entre 2014 e 2015 no imponente Le Grand Palais, em Paris, no museu MUCEM, em Marselha, e, recentemente, no Centro Cultural Recoletas, na Argentina.

“Eu não sabia que eu era um fotógrafo da cor. Mas ela sempre esteve lá, desde o início. Eu sempre vi a cor como algo muito suave, ao contrário do preto e branco, com que eu me torno mais maniqueísta, querendo mostrar ao mundo que sofre. Na cor, eu sou completamente diferente. Eu estou mais ligado a minha infância feliz na fazenda dos meus pais, ao desejo amoroso também”, comenta Raymond Depardon.

FRANCE. Paris. Porte de Vincennes. Camping show. 1960.

A mostra “Un moment si doux” faz parte da retrospectiva da carreira do renomado Raymond Depardon promovida pelo CCBB durante os meses de novembro a janeiro. O francês ainda mostra o seu lado cineasta com a “Mostra Depardon de Cinema”, que exibe 28 produções, entre documentários e filmes de ficção, a partir do dia 3 a 22 de janeiro de 2018.

CHILE. South Santiago. «Che Guevara» base camp. 1971.

SOBRE RAYMOND DEPARDON

Fotógrafo e repórter, Raymond Depardon, filho de fazendeiros, nascido em 1942 na França, fez as suas primeiras fotos aos 12 anos na fazenda dos seus pais. Mudou-se para Paris em 1958 e entrou na Agência de imprensa Dalmas em 1960. Depois, viajou o mundo a partir da idade de 18 anos em busca de belos momentos fotográficos. A cada retorno, trazia na bagagem fotos impactantes que, muito rapidamente, foram reconhecidas por todos os profissionais e publicadas em jornais famosos.

O FOTÓGRAFO

Depardon começou a fotografar no final dos anos 50 na agência Dalmas, para a qual chegou a cobrir as guerras da Argélia e do Vietnã. Em 1966, montou com Gilles Caron sua própria agência, a Gamma e, em 1978, ingressou no time da famosa agência Magnum, onde está até hoje.  A maioria de suas obras é em preto e branco, mas também fotografou a cores desde o início da sua carreira.

SERVIÇO

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS – UN MOMENT SI DOUX | 1/11/2017 a 22/01/2018
MOSTRA DEPARDON CINEMA (28 filmes) | 03/01/2018 a 28/02/2018
Horário: Quarta-feira a segunda-feira, 9h às 21h.
Entrada franca
Retirada de ingressos para a mostra 1 hora antes do início da sessão.

Continue Reading

Envolvido com comunicação desde 1983 – Marketing, fotografia, filosofia e afins.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
To Top
%d blogueiros gostam disto: