Connect with us

5 Dicas para não cair em golpes na Black Friday

Tecnologia

5 Dicas para não cair em golpes na Black Friday

5 Dicas para não cair em golpes na Black Friday

Saudações leitores!

A nossa querida Black Friday brasileira está se aproximando! E o Tendência Pop reforça algumas dicas para você, pois assim como nós, temos certeza que você gosta de fazer umas comprinhas! Confira:

1 – Responsabilidade com clientes

O modo de compras online se expande cada vez mais em território nacional. Pensando nisso, a dica número um será voltada para quem gosta de fazer compras online. O famoso site do Reclame Aqui tráz avaliações de diversas empresas, assim como sites de compras. Nele você tem acesso à avaliações escritas por clientes e também consegue acompanhar as interações entre empresa x consumidores.

Para descobrir se a empresa que pretende fazer compras é confiável e responsável, procure no site o perfil dela e veja se tem avaliações negativas, assim como a nota final da empresa disponível no site. Com isso. você poderá fazer compras mais seguras sem aquele medo da empresa falhar com você.

2 – Garantias e direitos

Quando você acessa um site, fique atento para localizar informações como:

  • Certificações;
  • Garantias;
  • CNPJ;
  • Telefone/Email/SAC;

Caso haja algum imprevisto, esses dados irão te ajudar a entrar em contato com a empresa, além de serem informações necessárias para qualquer tipo de consumidor. Não esqueça também que as lojas virtuais são obrigadas a seguir o padrão brasileiro de direitos do consumidor.

3 – Compare preços

As maiores reclamações e processos registrados no Procon após a Black Friday são referentes a preços que não condizem com o proposto. Muitas empresas aumentam o preço de seus produtos de forma proposital meses antes da Black Friday para quando chegar a data, diminuir o valor dos itens para parecer que se tem desconto. Então, segura a dica: existem sites como o Zoom e Buscapé onde é possível comparar preços de diversas lojas em uma única pesquisa de produto, além de também demonstrar gráficos destacando as variações de valores no decorrer do ano para o produto que você procura. Não vamos cair no truque de pagar “a metade do dobro!”

4 – Verifique os boletos cuidadosamente

Muitos golpes são feitos a partir de boletos falsificados e as recomendações são:

  • Verifique o código de barras cuidadosamente! Caso a validação não seja feita automaticamente pelo leitor, desconfie! Ligue na loja e veja se algum problema está ocorrendo e ,se possível, solicite outro boleto.
  • Fique atento à área de beneficiário/Sacador/Avalista, normalmente  encontrada no rodapé/Cabeçalho do boleto. Confira os dados da empresa  e atente-se  ao CNPJ. As empresas trazem razão social em vez do nome fantasia, mas não se assuste, você pode conferir se ele é o correto neste link  da Receita Federal  Do Brasil.
  • Evite gerar boletos em HTML, o ideal é receber ou gerar os boletos em arquivos de formato .JPEG ou PDF. Assim, o trabalho de malwares que modificam dados é dificultado.
  • Atualize seu anti vírus! Pode parecer óbvio, mas um antivírus atualizado faz toda a diferença quando o assunto envolve dinheiro e computadores. Praticamente todos os bons antivírus estão protegidos contra qualquer tipo de malware  que possa influenciar na suas compras.

5 – Evite fazer compras em redes de wi-fi públicas

Uma rede pública desprotegida pode trazer muitas dores de cabeça a quem está inserindo dados pessoais para fazer compras. Utilize  redes privadas e de confiança, uma vez que uma rede livre é alvo de invasões e oferece fácil acesso a hackers espiões que podem utilizar os seus dados, quando são inseridos nas páginas de compras.

 

Caso queira acrescentar alguma dica que faltou neste post, deixe seu comentário! E não esqueça também de curtir nossa página no Facebook!

Continue Reading

Classe: Humano
Level: 22
Habilidades: Games, Música, Fotos, Séries e coisas que gastam mana
Maestria: Inglês
Habitat: Planeta terra, Brasil, São Paulo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
To Top
%d blogueiros gostam disto: